Ferramenta dá visibilidade à avaliação de serviços de saúde feita pela população com base em experiências vividas.
O (Im)Paciente é uma plataforma disponível na internet desde 2012 que permite que qualquer pessoa avalie serviços de saúde recebidos em todos os municípios do país, tanto na rede pública, quanto na privada. O novo site, lançado recentemente, tem layout reformulado e mais funcional. Trata-se de um projeto de extensão universitária e tecnológica desenvolvido no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF).
Com base nas avaliações de experiências de outros usuários, quem acessa o (Im)paciente pode encontrar serviços, compará-los e escolher o melhor para si. Há também um espaço destinado para que os próprios serviços gerenciem suas informações e respondam aos relatos e comentários feitos pelos pacientes.
Segundo Ricardo Heber, médico criador e responsável pelo site, o (Im)paciente conta com uma avaliação mais objetiva. “Algumas etapas do seu processo de cuidado no serviço são avaliadas diretamente, como tempo de agendamento, tempo de espera ou se você entendeu bem o que foi passado para você no momento da consulta/da interação com a equipe, utilizando uma escala de uma a cinco estrelas, cada uma significando um critério diferente para cada categoria dessa avaliação”, explica ele. Também é possível que os usuários escrevam e opinem livremente sobre uma experiência que tiveram, ou sobre a nota atribuída.
Na avaliação do diretor do ISC/UFF e orientador do projeto, professor Aluísio Gomes da Silva Júnior, o (Im)paciente “representa uma inovação no campo das ferramentas de avaliação de serviços de saúde, na medida em que ele oferece um espaço de discussão dos usuários diretamente sobre a qualidade dos serviços ofertados para eles”. O projeto permite estimular a formação e a discussão da qualidade dos serviços pelos usuários diretamente com os gestores e os prestadores, se alinhando à linha de pesquisa do LAPPIS sobre avaliação centrada no usuário.
A equipe do (Im)paciente ganhou o Prêmio UFF/Santander de Inovação em 2013, na categoria “Equipe”. A premiação contemplou o projeto por estimular o corpo discente e docente no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras em problemas de pesquisa aplicada, cujos resultados demonstrem potencial efetivo de aplicação na sociedade. A foto que ilustra esta matéria (do site (Im)paciente) foi tirada na ocasião, com Ana Carolina Araújo (aluna e ex-bolsista), Pedro Vianna (aluno e atual bolsista), Ricardo Heber (médico e idealizador do projeto), Aluísio Gomes (médico e professor orientador do projeto).
Para conhecer o novo site do (Im)paciente, acesse http://www.impaciente.org/.
Seja o primeiro a comentar